Projeto FolhaLivre

Sobre o CVS

Esta página é uma tradução não-oficial para o português da página About CVS hospedada no SourceForge.net. Esta tradução foi realizada por Allan Lima.


CVS (Concurrent Versions System) é uma ferramenta usada por muitos desenvolvedores de softwares para controlar as mudanças dentro de sua árvore de código-fonte. CVS fornece os meios para armazenar não somente a versão atual de uma parte do código-fonte, mas um registro de todas as mudanças (e quem fez aquelas mudanças) que ocorreram a esse código-fonte. O uso de CVS é particularmente comum em projetos com múltiplos desenvolvedores, pois o CVS assegura que as mudanças feitas por um desenvolvedor não seja removida acidentalmente quando um outro desenvolvedor grava suas mudanças à árvore do código-fonte.

Informações sobre o acesso deste repositório CVS pode ser encontrada no documento "CVS (Version Control for Source Code)".

Para alcançar um repositório de CVS, você deve instalar uma parte especial de software chamada cliente CVS. Os clientes CVS estão disponíveis para a maioria dos sistemas operacionais. A informação sobre o software de cliente CVS pode ser encontrada em nosso documento intitulado, "Recommended User Software Configuration".

Obtendo arquivos do CVS

O repositório CVS do Projeto FolhaLivre no SourceForge.net pode ser acessado anonimamente pelo CVS anonymous (pserver) com as seguintes instruções. O módulo que você deseja deve ser especificado como modulename. Quando solicitado por uma senha para anonymous, pressione simplesmente a tecla Enter. Para determinar os nomes dos módulos criados por este projeto, você pode examinar seu repositório CVS através do web-based CVS repository viewer.

cvs -d:pserver:anonymous@folha-livre.cvs.sourceforge.net:/cvsroot/folha-livre login

cvs -z3 -d:pserver:anonymous@folha-livre.cvs.sourceforge.net:/cvsroot/folha-livre co -P modulename

Informações sobre o acesso deste repositório CVS pode ser encontrada no documento "CVS (Version Control for Source Code)".

Updates dentro do diretório-módulo não necessitam do parâmetro -d.

NOTA: Os nomes de arquivos e de diretórios do UNIX são sensíveis. O caminho do projeto CVSROOT deve ser especificado usando caráteres minúsculos (isto é /cvsroot/folha-livre).

Desenvolvedor acessando CVS através de SSH

Somente os desenvolvedores do projeto podem alcançar a árvore CVS através deste método.

Um cliente de SSH deve ser instalado em sua máquina. Substitua modulename e developername com os valores apropriados. Forneça sua senha do site quando solicitado.

Os administradores do projeto podem limitar o acesso CVS a este repositório usando cvs_acls ou a opção de permissões de membro para acesso CVS. Os desenvolvedores podem verificar seu status de acesso CVS na admin page deste projeto.

Uma quantidade de informação significativa sobre serviços do projeto CVS pode ser encontrada em nosso "CVS (Version Control for Source Code)".

Os desenvolvedores também podem utilizar chaves compartilhadas de SSH para a autenticação.

export CVS_RSH=ssh

cvs -z3 -d:ext:developername@folha-livre.cvs.sourceforge.net:/cvsroot/folha-livre co -P modulename

NOTA: Os nomes de arquivos e de diretórios do UNIX são sensíveis. O caminho do projeto CVSROOT deve ser especificado usando caráteres minúsculos (isto é /cvsroot/folha-livre).

Copyright (c) 2003-2008 Allan Lima.
Este trabalho é licenciado sob a GNU Free Document License.